Formiga

10 Junho 2020 Artigos

 

As formigas estão presentes em quase todos os ecossistemas, exceto em regiões polares, em algumas ilhas oceânicas e em grandes altitudes. O ‘segredo’ do sucesso, alta especialização, divisão de tarefas, e muito trabalho.

As formigas possuem papel relevante em muitas comunidades, exibindo perfis detritívoros, granívoros e herbívoros, além de serem predadores de diversos artrópodes, muitos deles pragas agrícolas.

Contribuem para o reflorestamento e equilíbrio de ecossistemas por realizarem diversas atividades, dentre elas a dispersão e promoção da germinação de sementes, estimulação do crescimento vegetativo de algumas plantas por meio de podas constantes, aeração e aumento da fertilidade do solo pela incorporação de matéria orgânica.

Leia mais ...
Última modificação em 10 Junho 2020

Pulgas

10 Junho 2020 Artigos

 

 

As pulgas são insetos pequenos (1 a 8,5 mm de comprimento), desprovidos de asas, e vivem como parasitas externos de animais domésticos e silvestres e do próprio homem, alimentando-se de sangue.

Algumas espécies apresentam especificidade de espécie hospedeiro, outras embora apresentando hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças. As espécies de maior importância são:

 

  • Pulex irritans e a que mais frequentemente ataca o homem, embora também possa se alimentar de outros hospedeiros.
  • Xenopsylla cheopis e a pulga dos ratos domésticos, e e a principal transmissora da peste bubônica e do tifo murinho ao homem. Foi introduzida em todos os países do mundo com o rato preto (Rattus rattus) e ratazana (Rattus norvegicus) em navios mercantes, particularmente na segunda metade do século XIX.
  • Ctenocephalides sp São parasitas preferenciais do cão e do gato.
  • Tunga penetrans vulgarmente conhecida como bicho-de-pé. Geralmente ocorre em solos arenosos. Os principais hospedeiros são porcos, homem, cão e gato. No homem, prefere penetrar principalmente na sola plantar, calcanhar, canto dos dedos, etc.

 

Em geral as pulgas se movimentam bastante e suas patas posteriores estão adaptadas para saltarem de 17 a 20cm verticalmente e 35 a 40 cm horizontalmente (menos a espécie Tunga penetrans)

 

Leia mais ...
Última modificação em 10 Junho 2020

Moscas

10 Junho 2020 Artigos

 

moscas 01

As moscas são encontradas por toda parte, sendo a quarta maior incidência de insetos, com 110.000 espécies.

Dispersam se ao acaso, de preferencia para os locais de maior atratividade devido aos odores levados pelo vento.

Na área urbana, as mais importantes são MUSCA DOMESTICA e FANNIA SP

 

  • MUSCA DOMESTICA

Seus hábitos procriam em material orgânico em decomposição, principalmente no lixo. Alimentam se de fezes. Pousam em todos os locais, contaminando utensílios e alimentos.

 

  • FANNIA SP

Seus hábitos voam aleatoriamente do nascedouro para os alimentos, carregando patógenos, podendo transmitir várias doenças. Também podem transmitir vermes intestinais.

Leia mais ...
Última modificação em 10 Junho 2020
Página 1 de 10

Pesquisa

Precisando de dedetização, descupização, desratização?