Controle de Pragas

20 Janeiro 2020 Artigos

 

Controle de Pragas

 

Para um controle de pragas ser eficiente e obter um resultado satisfatório, precisa ser elaborado um plano eficiente de combate as pragas que se proliferam no estabelecimento. Um estudo detalhado da situação por uma empresa especializada e certificada nos órgãos competentes, é o primeiro passo para a idealização do plano de controle de pragas.

 

Definições

 

Pragas Urbanas - animais que infestam ambientes urbanos podendo causar agravos à saúde e/ou prejuízos econômicos.

 

Vetores - artrópodes ou outros invertebrados que transmitem infecções, através do carreamento externo (transmissão passiva ou mecânica) ou interno (transmissão biológica) de microrganismos.

 

Controle Integrado de Pragas - sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir que vetores e pragas ambientais possam gerar problemas significativos. É uma seleção de métodos de controle e o desenvolvimento de critérios que garantam resultados favoráveis sob o ponto de vista higiênico.

 

Medidas Preventivas - compreendem as Boas Práticas de Fabricação/Operação e os trabalhos de educação e treinamento, visando evitar infestações.

 

Medidas Corretivas - compreendem a implementação de barreiras físicas e armadilhas, sendo que tais medidas são complementadas pelo Controle Químico.

 

Controle Químico - é aquele que visa eliminar as pragas a partir da utilização de praguicidas (desinsetização e desratização). O controle químico, apesar da ênfase maior em ações preventivas, também está presente, mas tem papel coadjuvante, complementar à orientações de limpeza e higiene.

 

Certificado ou Comprovante de Execução do Serviço - documentos que as empresas são obrigadas a fornecer ao final de cada serviço executado.

 

Leia mais ...
Última modificação em 20 Janeiro 2020

Cupim de madeira seca

02 Setembro 2019 Artigos

 

Os cupins de madeira seca são grandes causadores de prejuízo mundo a fora. O Cryptotermes brevis é uma das espécies de térmitas (em Portugal se fala térmitas), que é também conhecido pelo nome comum de térmita-da-madeira-seca. Essa espécie pode completar seu ciclo de vida sem qualquer fonte de água externa, se instalando no interior de estruturas de madeira seca e em praticamente qualquer estrutura que lhe ofereça as condições necessárias para sua procriação e apenas emergindo do interior da madeira para o acasalamento.

A espécie Cryptotermes brevis tem sido introduzida de forma acidental nas regiões dos trópicos e subtrópicos, passando a ser considerado pragas urbanas de grande poder de destruição  quando encontra as condições ideais para o seu desenvolvimento e de sua colônia.

Leia mais ...

A revoada dos cupins

02 Setembro 2019 Artigos

 

Os cupins são divididos basicamente em castas e cada uma delas é especializada em uma determinada função, são elas obreiros, soldados e reprodutores. O siriri ou o popular aleluia é a versão alada (com asas) dos cupins e a sua função é exclusivamente a de reprodução. Sendo cupins de reprodução os siriri, sarara, bililuias ou o famoso aleluia tentaram se instalar em locais adequados, para iniciar uma nova colônia e se for cupim de solo tentaram se instalar em lugar que contenha madeira próximo a umidade e os de madeira seca tentaram se instalar no interior da madeira. 

 

São vistos em revoadas em certas estações do ano e geralmente precede o início da primavera, considerada estação quente e úmida.  Sua aparição é comumente relatada próximo ao final da tarde e início do anoitecer. Eles se desfazem das asas e juntam-se em casais para o acasalamento.

 

 

 

Leia mais ...
Última modificação em 02 Setembro 2019
Página 1 de 9

Pesquisa

Precisando de dedetização, descupização, desratização?