Fabio Augusto de Souza - Biólogo

Fabio Augusto de Souza - Biólogo

Fábio Augusto de Souza - Biólogo - CRBio 56764/01-D pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
Aluno da pós-graduação em Entomologia Urbana no Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Especialista Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Técnico Ambiental na Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETECAP).
Possui ciclo de Cursos avançados de controle integrado de pragas e atuação em projetos de identificação e controle de insetos pragas no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (IZ).

Terça, 17 Março 2020 00:26

Desinfecção / Sanitização

 

DESINFECÇÃO / SANITIZAÇÃO

É por meio da sanitização/desinfecção do ar e das superfícies que eliminando vírus, fungos, mofo, bactérias e ácaros, eliminamos também do ambiente, qualquer patógeno de doenças respiratórias, como, bronquite, rinite alérgica, asma, gripe e resfriados.
Nossa metodologia e produtos não deixa cheiro, não mancha superfície, equipamento ou objeto, não causa nenhum tipo de processo alérgico, é absolutamente seguro ao homem, os animais e ao meio ambiente.

 

COMO É O TRATAMENTO

Nosso quadro de colaboradores altamente especializados no serviço de controle de risco biológico de ambientes fechados, residenciais e empresariais. Nossos agentes sanitários são profissionais com larga experiência em processos de sanitização/desinfecção. Nossas equipes de aplicação são regularmente treinadas e capacitadas, tanto para o correto uso dos equipamentos e processos, quanto em atendimento ao cliente.


A MANEJO é uma empresa especializada na prestação de serviços para controle de risco biológico em ambientes fechados. É nossa preocupação básica, a saúde humana e a qualidade de vida de clientes residenciais e empresariais.
Somos uma empresa que tem como objetivo a sanitização/desinfecção do ambiente humano, com procedimentos tecnológicos, objetivando identificar, remover e bloquear a proliferação de vírus, fungos, bactérias e ácaros que provocam uma série de doenças e patológicas. Tornamos os ambientes fechados em ambientes saudáveis. Qualidade de vida, bem-estar e a saúde de sua família, clientes e colaboradores são nossos objetivos e nossa proposta.
A execução de nossos serviços será realizada conforme a conveniência de horário e dia definidos pelo cliente, podendo ser realizado a qualquer dia e horário, exigindo-se apenas o afastamento do local no momento da aplicação e por até 3 horas após o término deste.
Nosso método, equipamentos, produtos e pessoal técnico altamente especializado, garantem a máxima segurança e altíssimos níveis de qualidade durante os serviços prestados, e com isso não colocamos em risco a integridade dos ambientes, equipamentos, móveis e objetos de nossos clientes.

 

PROCESSO DE APLICAÇÃO

- Analise técnica dos ambientes que serão tratados antes da aplicação;
- Identificação de risco biológico de cada ambiente a ser tratado;
- Identificação das áreas críticas e os métodos que serão utilizados em cada área;
- Arrumação e preparação dos locais a serem tratados;
- Início da aplicação em todos os locais e superfícies do ambiente;
- Desinfecção da central de ar e aparelhos de ar condicionado;
- Arrumação dos ambientes tratados;
- Relatório técnico de aplicação e entrega de certificados de garantias específicas;
- Aplicações de repasse pontuais (caso seja necessário);

 

A Manejo tem as melhores solução para desinfecção de ambientes. Entre em contado e solicite um orçamento sem compromisso.

Segunda, 20 Janeiro 2020 18:11

Controle de Pragas

 

Controle de Pragas

 

Para um controle de pragas ser eficiente e obter um resultado satisfatório, precisa ser elaborado um plano eficiente de combate as pragas que se proliferam no estabelecimento. Um estudo detalhado da situação por uma empresa especializada e certificada nos órgãos competentes, é o primeiro passo para a idealização do plano de controle de pragas.

 

Definições

 

Pragas Urbanas - animais que infestam ambientes urbanos podendo causar agravos à saúde e/ou prejuízos econômicos.

 

Vetores - artrópodes ou outros invertebrados que transmitem infecções, através do carreamento externo (transmissão passiva ou mecânica) ou interno (transmissão biológica) de microrganismos.

 

Controle Integrado de Pragas - sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir que vetores e pragas ambientais possam gerar problemas significativos. É uma seleção de métodos de controle e o desenvolvimento de critérios que garantam resultados favoráveis sob o ponto de vista higiênico.

 

Medidas Preventivas - compreendem as Boas Práticas de Fabricação/Operação e os trabalhos de educação e treinamento, visando evitar infestações.

 

Medidas Corretivas - compreendem a implementação de barreiras físicas e armadilhas, sendo que tais medidas são complementadas pelo Controle Químico.

 

Controle Químico - é aquele que visa eliminar as pragas a partir da utilização de praguicidas (desinsetização e desratização). O controle químico, apesar da ênfase maior em ações preventivas, também está presente, mas tem papel coadjuvante, complementar à orientações de limpeza e higiene.

 

Certificado ou Comprovante de Execução do Serviço - documentos que as empresas são obrigadas a fornecer ao final de cada serviço executado.

 

Segunda, 02 Setembro 2019 19:29

Cupim de madeira seca

 

Os cupins de madeira seca são grandes causadores de prejuízo mundo a fora. O Cryptotermes brevis é uma das espécies de térmitas (em Portugal se fala térmitas), que é também conhecido pelo nome comum de térmita-da-madeira-seca. Essa espécie pode completar seu ciclo de vida sem qualquer fonte de água externa, se instalando no interior de estruturas de madeira seca e em praticamente qualquer estrutura que lhe ofereça as condições necessárias para sua procriação e apenas emergindo do interior da madeira para o acasalamento.

A espécie Cryptotermes brevis tem sido introduzida de forma acidental nas regiões dos trópicos e subtrópicos, passando a ser considerado pragas urbanas de grande poder de destruição  quando encontra as condições ideais para o seu desenvolvimento e de sua colônia.

Segunda, 02 Setembro 2019 17:41

A revoada dos cupins

 

Os cupins são divididos basicamente em castas e cada uma delas é especializada em uma determinada função, são elas obreiros, soldados e reprodutores. O siriri ou o popular aleluia é a versão alada (com asas) dos cupins e a sua função é exclusivamente a de reprodução. Sendo cupins de reprodução os siriri, sarara, bililuias ou o famoso aleluia tentaram se instalar em locais adequados, para iniciar uma nova colônia e se for cupim de solo tentaram se instalar em lugar que contenha madeira próximo a umidade e os de madeira seca tentaram se instalar no interior da madeira. 

 

São vistos em revoadas em certas estações do ano e geralmente precede o início da primavera, considerada estação quente e úmida.  Sua aparição é comumente relatada próximo ao final da tarde e início do anoitecer. Eles se desfazem das asas e juntam-se em casais para o acasalamento.

 

 

 

Segunda, 02 Setembro 2019 14:58

Cupim de parede

 

Os cupins são muito importantes na natureza pois realizam o trabalho de reciclagem de árvores e qualquer outra madeira morta. Fazendo dessas madeiras sua fonte de alimento pois são ricas em celulose e na falta dessas fontes de alimento acabam atacando outras regiões que tenha madeira disponível ao seu alcance. 

 

As térmitas como são conhecidos em Portugal e no Brasil os populares cupins, são muito sensíveis a perda de água ou desidratação e evitam ao máximo á exposição a luz solar. Quando o cupim de parede precisa se descolocar por distâncias maiores para encontrar mais fontes de alimentos, acabam fazendo esse translado usando pequenos túneis feito com lama e fezes no solo. Os túneis servem como proteção para não terem contato com o mundo exterior e consequentemente com o sol. Podem encontrar pequenas rachaduras no concreto dando a eles acesso a casa ou estabelecimento, fazendo dessas rachaduras sua rota para se proteger do sol e predadores.

 

O cimento ou argamassa com o tempo seca e encolhe e nesse processo as pequenas rachaduras aparecem, ficando a disposição para ataque de cupim de parede. 

 

Devido a facilidade que esses pequenos seres tem de se infiltrar em pequenas rachaduras, algumas pessoas tem a falsa impressão que cupim podem escavar pelo cimento ou argamassa mais isso não é verdade. O que eles fazem é se movimentar por essas pequenas rachaduras, fazendo delas sua rota. A movimentação de cupim de parede pode aumentar a rachadura com o tempo e com isso o números de cupins que trafegam na rachadura pode aumentar.

 

O cupim de parede é difícil de combater devido as longas distância que percorrem entre as rachaduras e por estarem por debaixo do concreto acabam se protegendo de cupinicida líquido. 

 

É recomentado que uma empresa profissional faça o levantamento do estado da infestação por cupins, para tomar a medida mais adequada afim de atingir o resultado esperado.

Segunda, 02 Setembro 2019 11:48

Eliminar cupim de móveis

 

Madeiras com baixo teor de umidade são um ambiente ideal para algumas espécies de cupins. A casa ou estabelecimento como um todo possuí diversos locais ideais para a instalação do cupim e os móveis também estão nesta lista. Constatar a presença de cupim em móveis o quanto antes é a oportunidade para eliminar cupim de móveis antes que cause prejuízos maiores. Por isso ficar atento a pequenas cavidades ou aparição de pequenas "bolinhas" próximo ou sob os móveis é o primeiro passo para eliminar cupim de móveis.

Sexta, 30 Agosto 2019 18:17

Dedetização

 

O DDT é a sigla do diclorodifeniltricloroetano primeiro pesticida moderno usado para fazer dedetização. Foi usado largamente durante e logo após a Segunda Guerra Mundial pelos ingleses na região da Birmânia em 1941, para combater os mosquitos vetores de doenças como dengue e malária. Sintetizado no ano de 1874, suas características inseticidas contra vários tipos de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e com vários pares de apêndices articulados, só foi descoberta no ano de 1939 pelo químico Paul Hermann ganhador do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1948.

 

molécula diclorodifeniltricloroetano
ddt

 

O ácido sulfúrico é usado como catalisador através da reação entre cloral e o clorobenzeno. Em temperaturas entre 0º a 40 ºC o estado químico do DDT é sólido. É insolúvel em água, mais é solúvel em compostos orgânicos exemplos óleo e gordura.

 

 

O DDT é um inseticida barato e altamente eficiente a curto prazo no processo de dedetização, mas a longo a prazo é muito prejudicial a saúde humana e a de animais exemplo os pássaros. O DDT é diversas vezes relacionado ao câncer e problemas na gestação como demostrou a bióloga norte americana Rachel Carson em seu livro chamado Primavera Silenciosa. É considerado uma das substâncias mais perigosa para saúde humana, não somente pelo que causa mais também pela sua longa permanência no corpo, uma vez que pessoas foram expostas ao inseticida possuem concentração do mesmo em seus corpos depois de 50 anos.

 

Devido ao grande impacto na saúde como um todo, o DDT foi banido de vários países na década de 1970. E tem seu uso controlado pela Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes. No Brasil o DDT deve sua importação, exportação, fabricação e estocagem proibidos somente no ano de 2009, amparada pela Lei nº. 11.936 de 14 de maio de 2009.

 

A Manejo Pragas como empresa dedetizadora é certificada e especializada no combate e controle de pragas e vetores de doenças, prezando sempre pela saúde e qualidade dos seus serviços. Usando produtos liberados pelos órgãos regulamentadores e com total respeito ao meio ambiente.

 

O controle de pombos sempre foi o sonho de quem sofre com a proliferação dessas aves. Além de fazer ninhos em lugares inapropriados, transmitem uma série de doenças que podem levar a morte do infectado quando não tratada a tempo. Em alguns casos mesmo com o tratamento adequado o indivíduo infectado por parasita ou algum virus transmitido por pombos, não tem cura. Sequelas como perde de visão são comuns em doenças transmitidas por pombos.

 

Campinas assim como diversos centro urbanos sobre com a infestação de pombos, agravada com os alimentos jogados pela população que inconscientemente ajuda na propagação de doenças transmitida por pombos.

 

As aves no modo geral e exceto o pombo não são afetadas com a instalação da barreira magnética. O sistema Pigeons Out atua exclusivamente para espantar os pombos da espécie colombo, espécie muito popular no brasil. A orientação dessa espécie de pombo é feita usando como base os polos magnéticos da Terra e alterando esse campo magnético, impossibilita a aproximação dos pombos na onde a barreira magnética é instalada.

 

A Manejo Controle de Pragas possui a solução mais moderna para o controle de pombos em Campinas e Região. Sistema moderno e de baixo consumo de energia garante a eficiência de 100% para o controle de pombos, criando em volta da endificação um campo eletromagnético que impossibilita a aproximação das aves, exclusivamente o pombo. Não afeta sistemas elétricos, animais e humanos.

 

 

pigeonsout

 

 

Entre em contato com a Manejo Controle de Pragas e tire suas dúvidas sobre o sistema Pigeons Out. Tecnologia nacional para o controle de pombos.

 

 

 

Segunda, 19 Agosto 2019 18:12

Cupim de solo combate

 

Combater cupim de solo é para especialista. Soluções inovadoras estão sempre na Manejo Pragas.

 

Equipamentos, Certificados, Profissionais e Biológo especialista em cupim são algumas das características da Manejo Pragas. Qualidade no processo de dedetização em geral e garantia do serviço execultado são normas permamentes da Manejo Pragas.

 

Cupins de solo são difícies de serem eliminados quando não se tem experiência e soluções de ponta. O exterminio total da colônia é essencial e principalmente a eliminação da rainha para evitar a reestruturação da colônia no ambiente em que quer fazer a descupinização.

 

 

Segunda, 19 Agosto 2019 16:40

Cupim parede eliminar

 

Os cupins podem fazer seus ninhos em qualquer abertura, vão ou orifício que lhes proporcionam as condições ideiais de humidade, temperatura e fonte de alimento. Nas paredes de edificações que tenha essas características ou em qualquer outra estrutura que tenha as condições para o aparecimento desses pequenos inquilino. A rápida inspeção para detectar a infestação de cupim é altamente aconselhavél. Cupins são causadores de grandes danos estruturais e consequêmente econômicos quando não combatidos de forma rápida e eficiente.

 

Cupins de parede, solo e subterrâneos vivem em ambientes semelhantes. Apesar dos nomes serem diferente em tese são da mesma espécie os cupins de solo, subterrâneos e parede, o que muda será a técnica aplicada para cada infestação.

 

Com biológo especialista em cupim, a Manejo Pragas está apta a atender qualquer ocorrência referente a infestação de cupim. Com anos de experiência no mercado de descupinização a Manejo busca sempre inovar em suas ténicas de combate a cupim, equipamentos e treinamento de dedetizadores.

 

Não fique na dúvida quando um cupim surgir perto de você. Entre em contato com a Manejo Pragas e tire todas as dúvidas.

 

 

 

Página 1 de 7

Pesquisa

Precisando de dedetização, descupização, desratização?